Hoje, se inicia o mês de Combate e Prevenção do Câncer de Mama que tem como intuito compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
O câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação das células, esse processo gera células anormais que formam um tumor. Existe mais de um tipo da patologia e é o câncer que mais acomete mulheres no mundo.
O principal fator de risco para a doença é a idade, a maior parte dos casos ocorrem após os 50 anos.
Pode-se preveni-la através de hábitos saudáveis (prática de exercícios e alimentação saudável), peso adequado, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, realizar amamentação e evitar o uso hormônios sintéticos.
Os sintomas podem ser observados desde a fase inicial da doença. Nódulos nas mamas, pescoço e axilas, pele da mama retraída e avermelhada, alterações no bico do peito e secreção de líquidos são alguns sinais que seu corpo indica quando há algo anormal.
Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença e podem ser: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou terapia biológica. Quanto mais cedo descoberto, maiores são as chances de realizar tratamentos menos agressivos com resultados positivos.
Por isso, aconselha-se que todas as mulheres, independente da idade, conheçam seu corpo, para que a qualquer sinal diferente, procurem um médico para o melhor diagnóstico!