Lesões ou manchas brancas que não somem em 15 dias podem ser câncer?

Deve fazer parte de qualquer exame de rotina do Cirurgião Dentista a investigação de lesões ou manchas na boca para que, dessa forma, possa ser previamente detectada alguma disfunção sistêmica ou mesmo um sinal pré-canceroso. O Cirurgião Dentista deve ser minucioso no exame clínico, verificando lábios, bochechas, língua, assoalho de língua e toda parte mucosa.

Em muitos casos são encontradas manchas brancas na língua, na bochecha ou na gengiva. Essas manchas brancas chamadas Leucoplasias, podem ser um sinal de lesão pré-cancerígena e, se não tratadas, podem evoluir para um câncer. É bastante comum em pacientes fumantes, porém não exclusivas de quem fuma.

Outras lesões bem comuns são as lesões de lábio, principalmente para quem fica bastante exposto ao sol. As lesões de lábio podem ser indício de câncer também em caso de demora na cicatrização. Porém, para essa situação, a prevenção pode ser o melhor remédio. Sempre que for ficar exposto ao sol, tome cuidado e, além usar protetor solar corporal, use protetor labial.

Essas são algumas das lesões que podem se tornar cancerígenas, porém devemos sempre ir as consultas de rotina para que o Dentista possa fazer uma avaliação mais precisa. Caso encontre algum sinal de alerta no momento da escovação, fique atento e entre em contato com o Dentista para que ele possa fazer a avaliação e diagnóstico mais precocemente possível.

Dra. Ligia Rotundo | CRO 105974
Cirurgiã Dentista e Mestre em Prótese pela Faculdade de Odontologia da USP

A Odontologia Portal dos Ipês é uma Clínica de Saúde Integrada localizada na Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP.

By | 2018-04-17T15:24:03-03:00 julho 17th, 2017|Sem categoria|0 Comments

About the Author: