Por que devemos usar enxaguante bucal?

Podemos dizer que existem 3 itens indispensáveis na higiene bucal: escova de dente, pasta de dente e fio dental. Mas e o enxaguante bucal? É eficiente? Remove placa? Evita Cárie? Qual é a verdadeira função do enxaguante bucal? É muito comum termos dúvidas sobre o seu uso.

Vamos lá, existe mais de um tipo de enxaguante bucal. Alguns são para uso terapêutico e os mais populares são usados apenas para melhorar o hálito.

Geralmente os de uso terapêuticos tem antissépticos em sua composição, como a clorexidina ou a tetraciclina, que podem apenas auxiliar nas doenças gengivais (Gengivite/Periodontite) se usados junto ao tratamento dentário.

Portanto, esse tipo de enxaguante deve ser prescrito por um Dentista que tenha diagnosticado a importância do uso do produto, uma vez que seu uso sem orientação do Dentista pode causar efeitos colaterais.

Já os enxaguantes de uso contínuo (Listerine, Cepacol, Colgate Plax, Oral B, entre outros), tem única e exclusivamente a função de aliviar o hálito. Ou seja, os enxaguantes bucais não são indicados para a remoção da placa bacteriana, tártaro, cálculo ou clareamento dos dentes. Ou seja, o uso desses enxaguantes funciona apenas para um frescor no hálito.

Por isso é importante sempre procurar um Cirurgião Dentista para ter orientação profissional após realizar um diagnóstico e, a seguir, um Plano de Tratamento correto para que seu problema possa ser, de fato, resolvido.

Dra. Ligia Rotundo | CRO 105974
Cirurgiã Dentista e Mestre em Prótese pela Faculdade de Odontologia da USP

A Odontologia Portal dos Ipês é uma Clínica de Saúde Integrada localizada na Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP.

By | 2018-04-17T15:25:58-03:00 junho 12th, 2017|Sem categoria|0 Comments

About the Author: