Recém-nascidos também podem ter cárie?

É muito comum encontrarmos crianças com cáries e isso é um grande problema que pode começar logo quando bebê. Mas afinal, bebê também pode ter cárie?

A resposta é SIM! Entenda como.

A cárie é uma doença multifatorial, onde um dos principais fatores é a ingestão de açúcar em excesso. Dessa forma, todas as mamães devem tomar cuidado ao dar de mamar durante a noite.

O bebê mamar antes de dormir e depois dormir sem escovar os dentes representa um grande perigo para sua saúde bucal, principalmente se houver açúcar no leite.

Algumas linhas de pesquisa afirmam que o leite materno também pode dar cárie, porém, diferente do leite açucarado das mamadeiras, o leite materno não abaixa o PH da boca.

É importante sempre ressaltarmos que a escovação é primordial e de extrema importância na vida da criança desde o nascimento do primeiro dentinho. Quando a criança acorda na madrugada para mamar, por mais difícil que seja, é sempre importante, ao menos com uma gaze, os pais limparem os dentinhos e a gengiva dos recém-nascidos.

Também é importante levar as crianças ao Dentista desde bebê, pois dessa forma já irão se familiarizando com o ambiente do consultório e também se prevenindo de todos os futuros problemas bucais.

Dr. Marcos Paulo Daquila Miranda | CRO 112381
Responsável pelo Núcleo de Odontopediatria da Odontologia Portal dos Ipês

A Odontologia Portal dos Ipês é uma Clínica de Saúde Integrada localizada na Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP.

By | 2018-04-17T15:30:32-03:00 maio 17th, 2017|Sem categoria|0 Comments

About the Author: