Antibiótico causa cárie nas crianças?

Essa dúvida é muito comum e sempre surge na hora de medicar nossos filhos, entretanto a preocupação não deve ser com a mediação em si.

O antibiótico não gera dano algum à saúde bucal. O problema é que, para facilitar a ingestão, esses medicamentos infantis possuem grande quantidade de açúcar na composição. Ou seja, não é o remédio que causa cárie na criança, e sim o açúcar que ele contém.

Portanto devemos estar atentos à medicação e à higienização bucal de nossos filhos, pois devido ao alto teor de açúcar presente em alguns remédios, a criança pode desenvolver uma cárie. Se essa cárie não for tratada a tempo, pode evoluir para uma doença mais grave, como o caso de endodontia, o famoso “canal”.

Agora sabemos que após medicar nossos filhos com remédios que possuem açúcar, devemos escovar os dentinhos para eliminar o açúcar que ficou na boca. Assim, o antibiótico certamente não será o vilão da saúde bucal das crianças.

Lembre-se de levar as crianças ao Dentista com frequência para garantir a saúde bucal dos nossos pequenos.

Dr. Marcos Paulo Daquila Miranda | CRO 112381
Responsável pelo Núcleo de Odontopediatria da Odontologia Portal dos Ipês

A Odontologia Portal dos Ipês é uma Clínica de Saúde Integrada localizada na Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP.

By | 2018-04-17T15:37:37-03:00 janeiro 31st, 2017|Sem categoria|0 Comments

About the Author: