Por que temos sensibilidade nos dentes?

A hipersensibilidade dentinária, mais conhecida como sensibilidade dentária, é um grande mal que pode acontecer com todo mundo. Mas por que isso acontece?

Nossos dentes são formados por 3 camadas: o esmalte (parte mais externa do dente), a dentina (maior parte do dente, que fica entre o esmalte e a polpa) e a polpa (parte mais interna do dente, onde fica localizado o canal).

Ao longo de nossas vidas o esmalte dos dentes pode ser desgastado por diversos problemas, como bruxismo, fratura dental, refluxo e outros problemas estomacais. Também podemos ter quadros de retração gengival, seja por problemas gengivais (gengivite e periodontite) ou por trauma de escovação (escovação com muita força), fazendo com que nossa dentina fique exposta.

Dessa forma, quando tomamos gelado, quente ou comemos doce, o primeiro contato será direto na dentina, onde temos os túbulos dentinários, que levam o estímulo até a polpa, podendo gerar a sensibilidade.

E o que fazer para cuidar da Hipersensibilidade?

Hoje em dia existem diversos tratamentos para a hipersensibilidade, alguns mais simples, outros mais complexos e até cirúrgicos, entre eles:

Uso de creme dental com alto teor de flúor é de suma importância no combate à hipersensibilidade;Laserterapia (aplicações de Laser de baixa potência para aliviar o quadro de hipersensibilidade);Aplicação de verniz de flúor pelo Cirurgião Dentista;Recobrimento da dentina ou raiz exposta com resina composta;Recobrimento radicular via cirurgia de enxerto gengival;Reeducação de escovação (força e maneira como devemos escovar).

O diagnóstico e o tratamento mais adequado para cada pessoa deve ser indicado pelo Cirurgião Dentista, portanto não deixe de procurar um dentista para tratar a sua sensibilidade nos dentes.

Dr. Marcos Paulo Daquila Miranda | CRO 112381
Responsável pelo Núcleo de Odontopediatria da Odontologia Portal dos Ipês

A Odontologia Portal dos Ipês é uma Clínica de Saúde Integrada localizada na Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP.

By | 2018-04-17T15:44:28-03:00 novembro 17th, 2016|Sem categoria|0 Comments

About the Author: