Você sabe o que é bruxismo?

O bruxismo é uma disfunção que ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, seja durante o dia ou mesmo no período noturno, quando temos menos controle sobre nossos movimentos entre os ossos da Maxila e Mandíbula.

O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes, presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida, podendo ou não realizar a emissão de sons.

Por que o bruxismo ocorre?

Uma das principais razões pelas quais as pessoas desenvolvem esse tipo de disfunção é o estresse. Quando as pessoas passam por momentos de estresse, o bruxismo ocorre com mais intensidade e frequência.

No caso de não tratamento do bruxismo, algumas situações podem ser agravadas, dentre elas, os problemas com a Articulação Temporo-Mandibular, popularmente conhecida como ATM. Além, claro, dos desgastes excessivos dos dentes.

Qual é o tratamento para esse tipo de distúrbio?

O tratamento para o bruxismo é o uso de placas rígidas de acrílico, que impedem que o paciente toque os dentes de cima nos dentes de baixo, principalmente no período noturno.

As placas rígidas de acrílico devem ser realizadas por Cirurgiões Dentistas e devem ser feitas com um ajuste individualizado para cada paciente, pois apenas dessa maneira conseguimos conter as forças mastigatórias de forma que a ATM (articulação) fique confortável, sem causar problemas futuros.

Dr. Marcos Paulo Daquila Miranda | 112381
Responsável pelo Núcleo de Odontopediatria da Odontologia Portal dos Ipês – Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP

By | 2018-04-17T15:49:10-03:00 setembro 6th, 2016|Sem categoria|0 Comments

About the Author: