Quando devemos levar as crianças ao Dentista?

Frequentemente ouvimos a pergunta “Quando devo começar a levar meu filho ao dentista? ”. A resposta é desde o nascimento do primeiro dentinho.

Sabe por quê?

Desde o início dos dentes de leite (dentição decídua), a criança já está pré-disposta a ter doenças bucais, principalmente as cáries.

Mas se o bebê nem come ainda, como pode ter cárie?

A resposta é simples. A cárie é uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores podem causar cárie na boca da criança. Como todos nós já sabemos, um fator muito agravante é a ingestão de açúcar, mas outros fatores também podem contribuir, mas nos enganamos ao pensar que nossos filhos estão longe do açúcar simplesmente porque não damos nada de doce para eles, pois diversos medicamentos, principalmente antibióticos, possuem grande quantidade de açúcar.

Mas então o antibiótico faz aparecer cárie, certo?

NÃO. Não é o fato de tomar o antibiótico que faz a criança ter mais propensão a ter cárie, e sim o açúcar contido no antibiótico. Portanto, sempre que a criança tomar o medicamento, deve escovar os dentinhos para evitar que surpresas desagradáveis apareçam.

Lembre-se: é muito importante levar as crianças no Dentista desde o primeiro dentinho!

Fique de olho, pois escreveremos mais matérias sobre a saúde bucal dos pequenos aqui em nosso site.

Dr. Marcos Paulo Daquila Miranda | CRO 112381
Responsável pelo Núcleo de Odontopediatria da Odontologia Portal dos Ipês – Rua das Orquídeas, 678 – Portal dos Ipês II – Cajamar/SP

By | 2018-04-17T15:51:36-03:00 agosto 23rd, 2016|Sem categoria|0 Comments

About the Author: